O que fazer em caso de Sinistro (Seguro Aluguel / Fiança Locatícia)
Como proceder em caso de sinistro
Verifique o procedimento e documentações necessárias para dar entrada ao pedido de indenização:
Comunique o sinistro / inadimplência de pagamento
A comunicação do sinistro de Fiança Locatícia é feita com o protocolo de documentos necessários em qualquer escritório da Porto Seguro. Confira os endereços.
Documentos necessários
Inadimplência com o Imóvel Ocupado
- Declaração de débitos assinada pelo locador/representante (veja modelo).
- Procuração ao escritório de advocacia e/ou advogado de escolha do segurado ou cópia da peça inicial relativa à competente medida judicial protocolada em juízo (nesta situação, enviar os documentos do processo judicial para efeito dos adiantamentos mensais).
- Boletos dos aluguéis vencidos e não pagos.
- Cópia do IPTU não pago.
- Boletos do condomínio não pagos constando rateio e valores discriminados das verbas ordinárias.
- Contas de consumo pendentes.
- Cópia do RG e do CPF e/ou CNPJ do segurado (somente para os sinistros ocorridos no Estado do Rio de Janeiro).
- Dados bancários do favorecido para pagamento da indenização (banco, agência e conta corrente).
Inadimplência com o Imóvel Desocupado por Decretação de Despejo, Abandono do Imóvel Entrega Amigável das Chaves
- Declaração de débitos finais assinada pelo locador/representante (veja modelo).
- Boletos dos aluguéis vencidos e não pagos.
- Recibo de multa rescisória.
- Carnê do IPTU não pago.
- Boletos do condomínio não pagos constando rateio e valores discriminados das verbas ordinárias.
- Contas de consumo pendentes.
- Recibo de entrega das chaves, assinado pelo locador/representante e pelo locatário contendo a data e horário para a vistoria final do imóvel. Na ausência do locatário, o recibo deve ser assinado pelo locador/representante e por duas testemunhas qualificadas com nome, RG e endereço (veja modelo).
- Termo de vistoria final do imóvel, assinado pelo locador/representante e pelo locatário. Na ausência do locatário, o termo deve ser assinado pelo locador e por duas testemunhas qualificadas com nome, RG e endereço.
- Orçamentos detalhados para reparos, com valores por item reclamado (se houver danos ao imóvel e/ou danos na pintura interna).
- Dados bancários do favorecido para pagamento da indenização (banco, agência e conta corrente).
Modelos dos Documentos citados
Declaração de Débitos: clique aqui.
Declaração de Débitos Finais: clique aqui.
Recibo de Entrega de Chaves: clique aqui.
Procuração: clique aqui.
Análise de Danos: clique aqui
Observação: O pagamento da indenização será feito por meio de crédito em conta corrente do favorecido. Caso o favorecido seja a administradora do imóvel (imobiliária), solicitamos envio do contrato de prestação de serviço ou procuração do segurado para a administradora, dando-lhe poderes para receber e dar quitação dos débitos.
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